Marketing imobiliário 2016

Há muitos anos, vivencio o planejamento e ações de marketing para diversas imobiliárias. Na Izanagi, acompanhamos de perto a crise de 2008 nos EUA, a alta desenfreada de preços no Brasil e alertamos nossos clientes sobre a corrida por ganho de mercado até 2016. Veja tudo o que escrevemos em 2011, sobre nossas previsões para o mercado imobiliário até 2016.

Agora o cenário é outro, temos uma crise no país e uma queda constante no preço e na venda dos imóveis. Como as imobiliárias devem enfrentar a crise?

Os números não estão favoráveis para nenhum setor imobiliário, seja na venda de imóveis prontos, lançamentos ou para o aluguel de imóveis. Porém, a saída da crise segue o mesmo pacote para todos os setores:

Enquanto a concorrência se esconde, se mostre!

Em momentos de instabilidade do mercado, é comum o planejamento de cortes em custos desnecessários. O erro é que muitas empresas começam esses cortes justamente em seus investimentos em marketing, sumindo do alcance dos consumidores. Com isso, abre-se um enorme Oceano Azul de oportunidades, visto que a concorrência está parada, escondida atrás dos muros da própria empresa. Analise seus investimentos de marketing através de relatórios que demonstrem os verdadeiros resultados. Ignore métricas de vaidade, como cliques e likes e foque seus investimentos em conversões.

Identifique e invista em seu diferencial

Toda empresa possui um diferencial, mas poucas identificam e ganham mercado com ele. Em diagnósticos de branding, é muito comum encontrarmos empresas que não fazem ideia dos seus diferenciais, citando: “Ética e Compromisso com o cliente” como diferenciais. Obviamente, ética e compromisso não são diferenciais, são obrigações que toda marca deve ter. Em um momento escasso, identificar e fortalecer o diferencial real da sua empresa, fará com que os consumidores venham até você.

Melhore seus canais de divulgação e comunicação 

Há pouco tempo atrás, ter um site já permitia a imobiliária um funcional canal de comunicação com os clientes. Se atualmente, ter um site não atinge as metas de investimentos em marketing digital, imagine em um cenário de crise. Os seguintes canais são essenciais para qualquer imobiliária ser encontrada e se comunicar melhor com seus clientes:

  • Tenha um Site com Chat Online e versão para celulares (mobile).
  • Crie Hotsites e Landing pages objetivas, para gerar leads (contatos).
  • Envie newsletters com produtos para sua listagem de clientes.
  • Crie relacionamentos através das suas Redes Sociais.
  • Melhore o seu posicionamento no Google.
  • Invista em boas fotos dos imóveis.
  • Crie laudos inteligentes, que fujam dos jargões de “Salão, Varandão, Piscinão”.
  • Invista em vídeos de imóveis, com filmagens internas e externas com drones.
  • Fique atento a tecnologia, como relógios inteligentes e visitas virtuais a imóveis.

Treinamento interno 

Invista no treinamento e capacitação da sua equipe. Uma equipe bem treinada passa confiança ao consumidor, aumentando as chances de venda.

Ter consciência da crise é importante para o seu planejamento, mas temer a crise só vai paralisar a sua empresa e bloquear seu crescimento. Analise sua atuação, corte os supérfluos e planeje uma atuação de sucesso para 2016.

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