Inbound Marketing

Se a sua empresa nunca ouviu falar desse modelo de marketing, uma coisa é certa: o seu concorrente está conquistando os seus clientes.

No inbound marketing invertemos a lógica da procura por cliente. Mudamos o foco de investir toda a verba em anúncios em canais para criar conteúdo único e relevante para o usuário.

Assim, em algum momento da sua jornada de compra, o usuário será fisgado e nutrido com informações, até que a venda ocorra.

inbound marketing funciona ou é modinha?

Vamos que deixar que você avalie com a explicação abaixo:

Estima-se que mensalmente sejam realizadas 100 bilhões de buscas no Google. Muitas dessas buscas são de pessoas com algum problema. Vamos imaginar que a seguinte busca seja realizada: “melhores opções de financiamento de imóveis”. Muito provavelmente, essa pessoa está planejando comprar um imóvel. Mesmo que não a compra não ocorra nos próximos dias, ela está começando uma jornada de compra e a marca que estiver ao lado dela durante o processo, terá vantagens em realizar a venda.

Continuando no mesmo exemplo, se ao buscar no Google, ela se deparar com um site amigável, com texto simples de entender e com um breve formulário pedindo somente nome e email para receber um vídeo detalhado sobre o processo de financiamento, já temos toda a arapuca armada para iniciar um relacionamento com o futuro cliente. A partir daí, diversas estratégias podem ser empregadas, com campanhas de email marketing, landing pages, vídeos para internet, campanhas de redes sociais e diversas outras formas de estabelecer uma presença cognitiva na mente do cliente.

Técnicas de inbound marketing são complexas, porém, fascinantes. Entre em contato conosco e vamos conversar sobre ideias de marketing de atração para a sua empresa.

Pirâmide do Momento de Mercado

Nossa experiência, transformada em metodologia

1. Analisar o público e desenhar a estratégia

Não existe fórmula mágica. Nem receita por mercado ou empresa. Fatores internos e externos alteram a estratégia e a cada trimestre tudo deve ser analisado e revisto.

2. Criar conteúdo relevante para atrair

Para que o inbound funcione, é necessário oferecer conteúdo relevante ao cliente. Já para que o conteúdo chegue até o cliente, estratégias de SEO e Google Ads e Facebook Ads devem ser implementadas.

3. Criar landing pages para converter

O conteúdo deverá ser dividido em blog, site institucional e landing pages, oferecendo algo (um vídeo, um ebook, oferta) em troca de um simples cadastro.

4. Criar estratégias para relacionar

Com o cadastro do cliente (lead), é hora de começar o relacionamento através de newsletters, ações em redes sociais e anúncios de remarketing. Além disso, através de automação, podemos ir conhecendo mais o cliente, tornando o relacionamento mais direcionado.

5. Enviar ofertas para aumentar vendas

Agora que temos o lead e já conhecemos o cliente ao longo de sua jornada de compra, podemos oferecer produtos e serviços direcionados, cumprindo exatamente com o seu critério de compra. Essa oferta direcionada, comprovadamente aumenta as vendas com um custo até 62% inferior (números da Resultados Digitais).

6. analisar os resultados, ajustar e recomeçar

Com a estratégia montada, os leads serão nutridos conforme a régua de automação e as métricas deverão ser analisadas constantemente para tornar o aumento nas vendas cada vez mais constantes.

O que é automação de marketing?

Explicando de forma resumida, quando falamos em automação, falamos na utilização de sistemas que realizam ações automáticas conforme as regras que criamos para cada etapa da jornada de compra.

Por exemplo, podemos criar uma regra que sempre que um novo cliente se cadastrar em nossa landing page, ele recebe um email de boas vindas. Nesse email, enviamos 3 matérias do blog, relacionadas a serviços que prestamos. Se ele não abrir o email em 2 dias, o sistema envia um segundo email, lembrando-o de abrir e ler a mensagem. Quando finalmente o cliente abrir o email e clicar em 1 dos 3 links com matérias, o sistema guardará a informação de interesse pelo serviço clicado e no dia seguinte, enviará um novo email falando prioritariamente sobre o serviço que ele clicou. Neste email, temos mais conteúdo sobre o serviço em si, com formulários para agendar uma reunião e um outro botão para assistir a um vídeo explicativo sobre o assunto. Quando o cliente opta por assistir o vídeo, pedimos mais uma informação, como a empresa que trabalha e seu cargo e vamos nutrindo o cadastro e nossos leads.

No modelo acima, vamos aprofundando nosso conhecimento sobre os nossos leads e nos mantendo ao seu lado enquanto a sua compra não está amadurecida. Quando finalmente chegar a hora de realizar a compra, de tanto conteúdo nosso que ele já consumiu, a qual especialista irá recorrer e fechar a compra?

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