Izanagi Films

Vogue Square, Barra da Tijuca.

Whatsapp: (21) 99268-7600

Email: hello@izanagi.com.br

Cursos: go2work.com.br

Subir

Izanagi Films

Marketing Imobiliário 2019

O ano começou com apostas e muita expectativa com a retomada do mercado imobiliário. Após anos de incertezas e o nebuloso ambiente econômico brasileiro que se arrasta desde 2014, finalmente o cenário voltou a ser otimista no Brasil.

O mercado imobiliário brasileiro caminha para uma boa fase, segundo a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip). A instituição divulgou a ocorrência de um aumento de 30% na compra e construção de imóveis em 2018 em comparação ao ano anterior.

A notícia é para entusiasmar qualquer investidor da área, mas a prudência não nos permite um clima de oba-oba. Como a maré estará mais cheia para todos – inclusive os concorrentes -, é preciso saber destinar a atenção à estratégia, o planejamento e a execução eficaz.

A Izanagi é uma agência especialista em marketing imobiliário, com cases para o mercado imobiliário desde 2009. Em nossa sua visão, 2019 será um ano de alta competitividade no setor. Quem soube remar em maré baixa, terá que agarrar as oportunidades para se reestabelecer e crescer. Sabemos que um passo em falso pode custar caro ao já apertado orçamento das empresas.

Por esse motivo, nós temos investido cada vez mais em soluções inteligentes, realmente capazes de gerar resultado na comunicação digital. Nosso trabalho é criar ações de alto impacto, qualificando leads para a sua empresa.

Por isso, acreditamos que em 2019 a melhor estratégia é apostar em: Marketing de Conteúdo, Inbound Marketing, Automação e Vídeos.

Marketing de Conteúdo

Como o mercado imobiliário não é um mercado que inova com facilidade, a concorrência vem digladiando nos mesmos canais e técnicas há anos, atingindo consumidores já saturados pelas velhas abordagens. Assim, o Marketing de Conteúdo apresenta uma eficácia promissora para o momento, pois tem como premissa criar conteúdos de alta qualidade, que oriente o consumidor durante toda a sua jornada de compra, servindo a ele como um guia durante as suas tomadas de decisão. Neste momento, nada de chavões ou chamadas direta para compra. É a hora de ser o amigo próximo, o camarada que conhece tudo sobre o assunto e vai orientando até que, na mente do consumidor, ele se torne a referência máxima sobre o assunto.

O foco é fazer parte do imaginário coletivo desses consumidores, ou seja, ocupar a mentalidade dos interessados por negócios imobiliários. Em segundo plano, mas não menos importante, vamos ganhando também posições nas buscas do Google.

Inbound Marketing

Certo. Você pode perguntar: “Geramos conteúdo, conseguimos acesso ao nosso site, seguidores nas redes sociais. Mas, cadê os leads?”

Agora entra outra técnica, chamada Inbound Marketing (em tradução livre, seria algo como “marketing de atração”). Ela trabalha em conjunto ao marketing de conteúdo, levando o leitor até um ponto da informação que indica um meio de receber algo exclusivo, pode ser um vídeo com mais conteúdos, um e-book, uma segunda matéria exclusiva para assinantes, etc. Neste momento, o leitor se torna lead, enviando o seu Nome e Email.

Uma vez que esse lead entra na sua base de dados, ele começa a passar por uma série de ações pré-definidas para sabermos mais sobre ele.

Automação de Marketing

Para muitas imobiliárias, ter nome e e-mail de alguém, já é hora de enviar 10 newsletters por mês. São emails com casas e apartamentos de R$ 300 mil a 15 milhões. É daí que surgem frases como: “Newsletters não funcionam para o meu negócio”.

Será preciso juntar mais ingredientes ao bolo. Já temos o conteúdo, a atração e agora falta a automação de marketing. A automação é um processo pré-definido de ações que serão realizadas automaticamente com o auxílio de um software, afinal realizar esses processos manualmente é humanamente impossível.

Mas afinal, o que faz a automação? Lembre do exemplo acima, nós havíamos conseguido o nome e e-mail de um leitor do nosso conteúdo, certo? Digamos que ele estava lendo sobre bares e a vida noturna na Barra da Tijuca, quando foi fisgado para receber um vídeo exclusivo sobre a vida noturna no bairro. Pelo interesse dele por esse conteúdo, há uma grande chance dele ser solteiro e com idade abaixo de 30 anos.

Isso nos dá uma base para um segundo interesse que ele pode ter: imóveis menores. A automação irá enviar um e-mail para o lead, com uma matéria sobre a decoração de apartamentos pequenos. Dessa vez ele irá encontrar uma matéria completa sobre a decoração de imóveis com até 90m² e, para receber, um PDF com as lojas que vendem cada produto da matéria, ele precisa preencher o formulário. Esse formulário, por sua vez, vai pedir a sua profissão e o sexo. Gotcha!

Agora já temos nome, e-mail, profissão e sexo desse lead. Além de outra informação que ele apontou mesmo sem preencher: ele se interessa por imóveis menores. Assim, no próximo conteúdo que iremos enviar para ele, já podemos inserir mais uma atração para pegar mais dados e alguns imóveis pequenos (afinal ele já mostrou interesse pelo assunto), com uma pegada mais masculina ou feminina (conforme informado no campo sexo).

Esse tipo de abordagem mais assertiva, aumenta muito o retorno da sua comunicação. Se a sua equipe de vendas está sempre preocupada com o próximo lead, sem trabalhar as centenas de leads que já existem na sua base, o que a sua empresa precisa é do pacote: Marketing de Conteúdo + Inbound Marketing + Automação. 

Vídeos

Você já viu alguém sentar em frente a TV e ler uma novela? Ou ainda, um anúncio em texto surgir no intervalo de um programa? Não, a TV sempre foi vídeo. Então por que a internet sempre foi focada no texto? A resposta é a barreira da largura de banda digital. Principalmente em países como o Brasil, onde a internet banda larga demorou muito para conseguir oferecer uma internet mais rápida e confiável, a capacidade de entregar conteúdo era em texto por ser um meio mais “leve e rápido” de carregar nos aparalhos.

Em tempos onde a Netflix e o Youtube se tornaram a nova TV brasileira, onde um “desconhecido’ Whindersson Nunes tem mais público do que uma Rede Globo inteira, como não enxergar que produzir conteúdo em vídeo é o caminho mais certo para a sua imobiliária? Usando como base a estratégia do Oceano Azul, enquanto todos estão se matando por espaços no Google, Facebook e Instagram, temos um Youtube carente de bons conteúdos em vídeo para o mercado imobiliário.

Mas por favor, não estamos falando em salvar o seu PowerPoint em vídeo e colocar no Youtube, isso não gera audiência, leads e vendas. Na Izanagi, criamos um departamento de audiovisual em 2017 e desde então, produzimos dezenas de vídeos para imobiliárias com cases de vendas e audiência de mais de milhares de consumidores por vídeo.

Reveja suas prioridades para 2019, atue com responsabilidade e saia da sombra! Invista em soluções que valham o esforço despendido nos últimos anos. Agora, mais do que nunca, é momento de acertar.

LEAVE A REPLY

You don't have permission to register